Sobre


“Deve-se empreender a cultura local, a regional, incentivar o conhecimento e promover a educação em torno da leitura e escrita, afim de não perdermos a referência das nossas origens.” Bessa de Carvalho

BIOGRAFIA

Bessa de Carvalho nasceu em Manaus – AM em 1962.

Veio para o Rio de Janeiro com a família em 1968.

É licenciado em tecnologia da informação pela Universidade UNIGRANRIO no município de Duque de Caxias – RJ e especializado em novas práticas pedagógicas inovadoras pelo Instituto Ibem Educa, onde atua promovendo a educação socioafetiva através de projetos pedagógicos direcionados para escolas do ensino fundamental e médio.

No ano de 1987 recebe menção honrosa pela Sociedade Brasileira de Belas Artes através da exposição de um poema sobre o aborto, tendo sido a obra mais visitada do local.

Em 2009, lança a obra literária Pedrinho o Menino que Sonhava pela editora Seven System, esta em 2015, ganhou o concurso Projeto de Educação do SESI – FIRJAN, promovido através da unidade de Laranjeiras – RJ, tendo concorrido com obras de Machado de Assis, Jorge Amado e Clarice Lispectro e o seu livro escolhido por turmas do ensino fundamental e médio.

Logo depois, em 2014, lança a obra Belo (um conto infanto-juvenil) através da plataforma Kindle da Amazon.com.

Contribuiu de 2010 a 2012 com artigos de cunho socioafetivo e educação moral para o periódico Tribuna do Espiritismo do Instituto Cairbar Schutel.

Em 2018, entra para a Academia de Letras Sociedade dos Poetas Virtuais, ocupando como acadêmico a cadeira 04 e tendo como patrono o escritor Machado de Assis. Participa integralmente de publicações acadêmicas e patronais no Facebook compartilhando os seus escritos com toda esta rede social.


Filiado ao GREBAL- Grêmio Barramansense de Letras em Barra Mansa – RJ, possui quatro publicações antológicas com o conteúdo de versos e prosas.
No ano de 2019, através desta mesma instituição, em concurso literário, ganha o terceiro lugar com o conto “A Rainha Má”, concorrendo com 48 escritores localizados no Brasil e outros países.

A sua inspiração poética tem influência direta do escritor Joaquim Maria Machado de Assis, fundador da ABL – Academia Brasileira de Letras, que viveu no século XIX.

É autor de diversos poemas, sonetos, contos infanto-juvenis e adultos com fundo socioafetivo, publicados através da página @poesiasbessadecarvalho na rede social Facebook.

Observador e estudioso das culturas que influenciam a sociedade brasileira, hoje é conhecido como empreendedor cultural, buscando na escrita poetizar as diversas culturas populares em seus textos.

Parte da sua produção literária é disponibilizada para leitura gratuita, sendo publicadas nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter, Medium Brasil e site próprio.

“A leitura e a escrita liberta a criatura humana dos grilhões da ignorância. (Bessa de Carvalho)


Formação Acadêmica

  • Licenciado em Tecnologia da Informação pela UNIGRANRIO/RJ
  • Educador em práticas pedagógicas inovadoras pelo Instituto Ibem Educa

Produção Literária

  • Pedrinho o Menino que Sonhava | 2009 – Prêmio SESI Laranjeiras/RJ
  • Belo | 2014 – Publicado na Amazom.com

error: Content is protected !!