Poesia e Poema

Poesia é uma forma de linguagem imaterial. Quando se deseja expressar os sentimentos de modo figurativo ou simbólico, utiliza-se a linguagem conotativa, que é a linguagem da poesia.

A poesia deve possuir características musicais tipo:

Melodia, onde o leitor sente-se envolvido com o enredo do tema. O mesmo é levado a lugares da consciência pela lembrança dos fatos. A memória se torna ativa. É um cantarolar suave cheio de afeto;

Harmonia, onde o leitor sente as diferenças das suas emoções, seja revolta, irritação, medo, angústia, ternura, felicidade, prazer e outras. Aflora os sentimentos mais íntimos;

Ritmo, onde o leitor se permite sentir o pulsar do coração em um compasso mais lento, brando ou agitado, sendo possível para algumas poesias tornar a sensação com várias variantes inseridas sobre o mesmo.

Os poemas são as letras engendradas de maneira a atingir um objetivo, que é sensibilizar o leitor no mais profundo do seu íntimo. É um gênero textual (narração, descrição e dissertação) e existe em forma de versos com rimadas ou não.

A poesia é tão antiga como o ser humano, pois é o resultado do processo dos sentidos, que organizados tornam-se sentimentos.

Autor Bessa de Carvalho

Direitos Autorais reservados a Bessa de Carvalho

Leave a Comment

error: Content is protected !!